quarta-feira, 26 de abril de 2017

Livre Arbítrio ...CÉU ou Inferno?


Livre Arbítrio

“Céu ou Inferno” Você decide seu futuro!

Só existem dois destinos após a morte:

CÉU OU INFERNO

A Bíblia diz que somente há dois caminhos…o céu e o inferno. Cabe ao homem escolher qual caminho seguir. Pois é exatamente para um deles que você irá após a sua morte. No Novo Testamento, o Senhor Jesus fala claramente sobre o horror deste lugar. Podemos encontrar vários versículos que nos alertam a fugir deste lugar terrível, onde serão lançados todos aqueles que não querem aceitar Jesus como seu Único Salvador.
Jesus falou mais sobre o inferno, que qualquer outro pregador dos tempos bíblicos. Os seus avisos contra as terríveis consequências do pecado, foram os mais diretos e agudos (Intensos) da Bíblia. Jesus se referiu ao inferno como um lugar de vermes e fogo eterno, “onde os vermes nunca morrem e o fogo nunca se apaga.” (Mc 9:48). O inferno é um lago de fogo eterno que arde com enxofre. “(…) E serão atormentados com fogo e enxofre incandescente, na presença dos santos anjos do Cordeiro. A fumaça do tormento deles sobe para todo o sempre, e eles não terão alívio de dia nem de noite, porque adoraram a besta e a sua estátua, e foram marcados com o sinal do nome dela”. (Ap 14:10,11). O inferno é o lugar que representa a ira de Deus sobre a impiedade e o pecado. O inferno foi preparado para o diabo e seus anjos. “Então ele se voltará para aqueles que estiverem à sua esquerda e dirá: ‘Fora daqui, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25:41)
São dadas duas escolhas para a humanidade: As duas escolhas são: PERECER ou TER A VIDA ETERNA. A vida eterna é EXCLUSIVIDADE daqueles que creem em Jesus Cristo e segue os seus mandamentos. Já os que forem considerados ímpios perante Deus, terão a sua parte no lago que arde com fogo e enxofre, o qual é a segunda morte. “Mas os covardes, aqueles que são infiéis a mim, os corruptos, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, aqueles que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos (imagens/estátuas) e todos os mentirosos, o destino deles é o lago de fogo que arde como enxofre. Esta é a segunda morte” (Ap 21:8). A segunda morte é a morte final e irreversível.
(Segunda Morte: É a morte definitiva, pois a primeira foi física e só por um período de tempo! – Todos os não salvos desde o princípio da humanidade serão lançados no lago de fogo, e ali morrerá, esta será a segunda morte)
O fato é que o pecado esta relacionado ao inferno. O inferno é o resultado do pecado do ser humano. Pessoas vão para o inferno porque têm de ir, não porque Deus as odeie. É o próprio ser humano que se joga no inferno e não Deus. Deus não criou ninguém para ficar queimando no fogo eterno, as pessoas que escolhem ir para lá. Com certeza! Deus não nos colocou no mundo para ir pro o inferno. Mas sim viver conforme a Sua Palavra e depois herdar os céus. Depende de você para qual lugar ir. Quando Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, não foi no sentido físico que assim nos fez, mas com capacidade de raciocínio, livre arbítrio, inteligência, sentimentos.
A questão não é “Por que nascemos?” e sim “O que faremos com esta benção chamada VIDA que Deus nos concedeu?”
Ele criou o homem e lhe deu a opção de escolha sobre o que fazer. Deus é amoroso, gentil e misericordioso, mas Ele é primeiramente um Deus Santo e Justo. Tão Santo que Ele, na verdade, não pode tolerar pecado. Ele é um Deus cuja ira queima contra os perversos e aqueles que O desobedecem. Ele não só é um Deus amoroso; Ele é o Próprio Amor! No entanto, a Bíblia também nos diz que Ele odeia todo tipo de pecado. “Há seis coisas que o Senhor odeia, e uma última que ele simplesmente detesta: olhos arrogantes, a língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que só pensa em fazer mal, a testemunha falsa que profere mentiras para prejudicar alguém, e o que espalha discórdia entre irmãos”. (Pv 6:16,19)
Mesmo sendo tão misericordioso, ainda há limites para a Sua misericórdia. “Busquem o Senhor enquanto podem achá-lo. Peçam sua ajuda, enquanto Ele está perto. Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para o Senhor, arrependidos, e Ele mostrará a Sua grande misericórdia. Voltem-se para o nosso Deus, pois ele mostrará como é imenso o seu perdão”. (Is 55: 6,7). Mas porque Deus também é justo e correto, Ele não pode deixar de punir o pecado. Em Sua grande misericórdia e amor, Deus providenciou o Seu próprio pagamento para o nosso pecado, Ele enviou o Seu Filho Jesus Cristo para pagar por nossos pecados ao morrer na cruz por nós. “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho único para que todo aquele que crer Nele não pereça, mas tenha vida eterna.” (Jo: 3:16)
Se confessarmos nossos pecados, pedir pelo perdão de Deus, colocando nossa fé em Cristo, seremos, perdoados, purificados e receberemos a garantia de um lar eterno no céu, se assim você for fiel até o fim. Deus nos amou tanto que providenciou um meio de salvação, mas se rejeitarmos o Seu presente de vida eterna, teremos que encarar as consequências eternas dessa decisão. Deus criou o homem com a capacidade de decisão e deu a ele o livre arbítrio. Portanto preste atenção “Em quem ou “Em que você crê, ou ainda “Como você crê. Nada pode justificar a sua decisão errada diante de Deus. Ele não pode aceitar os seus… “Eu achava que …”, “Eu pensava que …”, pois a Palavra de Deus é Única e Ele não muda, Ele não volta atrás no que diz! “Deus não é homem, pois não mente, nem um filho de homem para que se arrependa (mude de ideia). Ele faz o que promete e cumpre o que diz”. (Nm: 23:19). A Palavra de Deus é reta, ela não faz curva!
A Bíblia deixa bem claro que existe apenas um caminho para o céu através de Jesus Cristo, todo homem para entrar no céu, deve reconhecer que Jesus é Seu Único Salvador (Ele morreu por você), todo homem deve se arrepender verdadeiramente, ou seja, de coração e não da boca pra fora, deve amar somente a Deus (Não se curvar, não adorar e nem prestar culto para outros deuses além Dele), deve ser fiel aos seus mandamentos conforme orienta a Bíblia, e se batizar (O batismo em si, não garante a salvação, não significa que só porque você está batizado já está Salvo. Não! Nada disso! Mas ele caminha lado a lado com a salvação), Jesus se batizou para nos servir de exemplo. “Jesus respondeu: O que eu estou lhe dizendo é verdade: Se alguém não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (João 3: 3:5)
Deus não deseja que qualquer pecador se perca. Ele não está sendo vagaroso com a sua volta prometida, embora por vezes pareça assim. Mas ele está esperando com paciência, porque não quer que ninguém pereça, e está dando mais tempo para os pecadores se arrependerem. Arrependa-se hoje perante o Senhor Jesus e escape dos tormentos do inferno. “Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor: Vocês podem ter absoluta certeza de que não fico contente quando o pecador morre com a culpa dos seus pecados. Minha maior alegria é ver o pecador se arrepender, deixar seu mau caminho e viver. Por isso, povo de Israel, arrependa-se! Arrependa-se! Abandone seus maus caminhos! Para que morrer sem razão, Israel?” (Ez 33:11)
Quem é obediente e fiel a Deus tem o céu na sua alma, tem a paz no coração e a alegria da boa consciência. Isto dá uma felicidade que contenta muito mais a alma que os prazeres mundanos. Uma pessoa que sofre muito, mas tem na alma a certeza de estar na graça de Deus, de cumprir seus deveres, é como uma casa toda iluminada numa noite escura de tempestade. Tudo ao redor está triste, mas dentro há luz, calor e alegria. Mas quem procura a felicidade no pecado vive cheio de angústia de consciência e maldade no coração, parece mais com uma casa toda podre, caindo aos pedaços, cheia de imundícies, numa manhã muito linda de primavera. Que adianta a luz, o canto dos pássaros e as flores em redor, se por dentro da casa está àquela sujeira e tristeza?
O inferno tem seu caminho neste mundo e este caminho se chama “pecado”. Fazer todos os caprichos, seguir os maus instintos, procurar em tudo o seu prazer, ser imoral, orgulhoso e vingativo. “Ora, as obras da natureza humana (da carne) produzirão os seguintes resultados: imoralidade sexual; impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio e discórdia; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas, dissensões, facções, inveja, embriagues, orgias (relação sexual com várias pessoas ao mesmo tempo) e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente, como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.” (Gálatas 5.19, 20, 21). Este caminho mal do pecado, atrai os homens porque promete felicidade neste mundo. “(…) Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, nobre e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas excelentes. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus.” (Filip: 4:8)
Os Cristãos têm um destino celestial. A nossa cidadania é no céu. “Mas a nossa pátria está no céu, com o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo; e nós estamos aguardando esperançosos a sua volta.” (Filip 3:20), porque os nossos nomes lá estão escritos. “Contudo, o maior motivo de alegria não é que os demônios obedecem a vocês, mas que os seus nomes estão registrados nos céus.” (Lc 10:20). O Senhor Jesus está a preparar-nos uma morada eterna na cidade celestial, a nova Jerusalém, que é a casa de Seu Pai. “Existem muitas moradas na casa do meu Pai; se não fosse assim, eu lhes diria. Vou preparar moradas para vocês. E quando tudo estiver pronto, então eu virei buscar todos, para que possam sempre estar onde eu estiver.” (Jo 14: 2,3). Isto é parte da nossa herança celestial. “E Deus reservou para os seus filhos a herança inestimável da vida eterna; essa herança está guardada no céu para vocês, pura e imaculada, sem perigo de sofrer alteração ou de estragar-se.” (1 Pe 1:4) e a sua beleza é indescritível. “Este é o significado das Escrituras: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, nem jamais o coração do homem percebeu, as coisas maravilhosas que Deus preparou para aqueles que amam o Senhor” (1 Co: 2:9). Há alegria no céu por cada pessoa que é salva e se torna assim membro deste reino divino. “Eu afirmo a vocês que da mesma forma há alegria entre os anjos de Deus quando um pecador se arrepende.” (Lc 15:10)
Nossa fé na Palavra divina nos dá a segurança de que este mundo passa, mas que à nossa vida não termina com a morte: Continuam nossas almas a viver e viverão eternamente: A alma não morre com o corpo: É imortal. Porém a vida na terra tem muita importância, porque nela é que se decide onde você vai passar a eternidade. A vida de amizade com Deus começa neste mundo. “Porque este mundo não é nossa pátria; nós estamos aguardando a nossa pátria eterna no céu.” (Hb 13,14). Como há dois lugares para onde se pode ir, também há dois caminhos por onde seguir. O diabo engana as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus, levando-as a acreditar que o inferno é aqui na terra mesmo, ou que é um lugar indefinido e fantasmagórico, onde pode haver talvez desconforto, mas onde não há sofrimento consciente ou tormento físico. E, desta forma, todo o temor dos julgamentos de Deus é apagado das suas mentes. É difícil para muitos compreender, que os mais severos tormentos esperam aquelas almas condenadas, que rejeitaram Cristo. O caminho estreito leva ao céu, enquanto que o caminho largo leva inevitavelmente ao lago de fogo e lá é eterno, não há como voltar atrás! “Só se pode entrar no céu pela porta estreita! O caminho que leva a perdição é amplo, e sua porta é bastante larga; multidões escolhem passar por ela. Mas a porta que leva á vida é estreita e o caminho é apertado, e poucos o encontram.” (Mt 7:13,14). Então meus irmãos, se o caminho que você estiver seguindo, não tiver muitos espinhos, se tudo lhe parece fácil demais “Suspeite” e reveja seus conceitos!
A realidade de condenação eterna, inferno eterno e punição eterna são assustadoras e assim devem ser. No entanto, ficar tão atemorizado é para o bem do pecador. Enquanto isso pode até soar amargo (e é!). O homem que rejeita Cristo e ama o pecado, sem se converter/arrepender, esses pecadores vão para o inferno, não tem como amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo! Não há comunhão entre Deus e o pecado. “Deus na sua ira os levará vivos numa tempestade. Sumirão mais depressa do que o tempo que o fogo leva para esquentar uma panela. Os justos ficarão felizes quando o castigo de Deus cair sobre os maus. Eles andarão em segurança quando lavarem os pés no sangue dos ímpios. “Então se comentará: “De fato ser justo e obedecer a Deus traz uma grande recompensa, porque há um Deus que julga a terra”. (Sl 58:9,11). “Quem obedece aos mandamentos protege sua própria vida, mas quem despreza os seus ensinamentos morrerá” (Pv 19:16)
Se todas aquelas pessoas estavam no inferno, é por que não eram salvos. Se não eram salvos, os seus nomes não estão no Livro da Vida, e para entrar no céu seu nome deve estar escrito nele. “E se o nome de alguém não estava registrado no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:15). Todo aquele sofrimento no inferno não pode pagar a salvação de suas almas, só o sangue de Cristo poderia os comprar, e quando eles estavam vivos, eles o rejeitaram!!! – Eles, serão lançados VIVOS para queimar por toda a eternidade no Lago de Fogo, junto com a besta, e o falso profeta (Falso Profeta: São pessoas que usam o nome de Deus, se dizendo ser instrumento Dele, mas que na verdade, estão agindo conforme a carne, sem revelação ou ordem alguma da parte de Deus). “E a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta, que podia fazer poderosos milagres em nome dela, milagres que enganavam a todos os que tinham aceitado o sinal da besta e adoravam a estátua dela. Ambos, a besta e o seu falso profeta, foram jogados vivos no lago de fogo que queima com enxofre.” (Ap 19:20)
JÁ PENSOU? Se passará mil anos, e eles estão lá!! – Se passará um milhão de anos, e eles estão lá!! – Se passará um bilhão, um trilhão de anos, e eles estão lá!! – Eles estarão lá para todo o sempre! Nenhum homem pode mudar o seu destino final, após a sua morte!
Mas e o tal PURGATÓRIO? Se JESUS disse que só havia dois caminhos e dois destinos (céu e inferno) porque alguns acreditam na existência de um PURGATÓRIO? Para a igreja Católica, este é um lugar onde as pessoas recebem uma segunda chance após a morte, onde ficam pagando pelos erros cometidos aqui na terra em vida, para um processo de purificação de seus pecados e após isso entram para o Reino dos Céus. Então “Haverá uma segunda chance de salvação após a morte?”.
Biblicamente este lugar, não existe! A ideia do purgatório, não tem qualquer base bíblica, Jesus nunca se referiu a esse lugar.
Se o fogo do purgatório salvasse, então não precisaria Jesus ter morrido na cruz para nos salvar da condenação eterna, os homens seriam salvos depois de serem purificados dos seus pecados no purgatório. Também não haveria necessidade de ninguém ser ensinado por Jesus a se arrepender de seus pecados, e obedecer à Palavra de Deus, pelo contrário, todos poderiam pecar á vontade e depois passariam pelo purgatório e os pecados seriam queimados. Ao homem esta destinado morrer uma vez (corpo físico), vindo depois o juízo (Julgamento Final). “E tal como está determinado que os homens morram só uma vez, e depois disso vem o julgamento.” (Hebreus 9.27).
Na Bíblia não se fala em três caminhos, mas dois caminhos somente, não há nada na Bíblia para este lugar intermediário. A Bíblia é clara em dizer que existe céu ou inferno (inferno às vezes chamado de Hades), a morte é o fim de todas as chances e é aqui neste mundo que você decide seu destino eterno!
SÓ EXISTEM DOIS CAMINHOS OU VAI PARA O CÉU OU VAI PARA O INFERNO E OS DOIS SÃO PARA TODA A ETERNIDADE!
“Esses homens maus serão destruídos, mas quem confia no Senhor herdará a terra.” (Sl.37:9)

AS SETE DISPENSAÇÕES

                                                   AS  SETE DISPENSAÇÕES

Desculpas para não aceitar Jesus?


                                      Desculpas para não aceitar Jesus?

( Lucas 12.19-20) : “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Alguém ficaria com tudo o que ele ganhou na terra. E na eternidade o que esse homem ganharia?
(Mateus 16.26) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

1- Ainda não estou preparado.
 2 Coríntios 6:2 "Escutem o que Deus diz: ' Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.' Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo." -
 Provérbios 27:1"Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã." -
2-  Não sei se Ele me aceitará.
 João 6:37 "Todos os que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim." -
Romanos 10:13"Como dizem as Escrituras Sagradas: 'Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.' " -
3- A vida cristã é muito difícil.
 Mateus 11:30 "Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve." -
4- Primeiro quero viver a vida.
Eclesiastes 11:9 "Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer." -
5- Conheço crentes problemáticos.
Romanos 2:1 "Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando os julga mas faz as mesmas coisas que eles, você está condenando a si mesmo." -
Romanos 14:4 " Quem é você para julgar o servo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do seu dono. E ele vai vencer, porque o Senhor vai faze-lo vencer." -
6- Tenho dúvidas sobre Deus.
 Romanos 1:20 "Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus têm feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma." -
7- Tenho medo da reação da minha família e amigos
Lucas 9:23-26 "Depois disse a todos: Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu morrerei, e me acompanhe. Pois quem põe seus interesses em primeiro lugar, nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa, terá a vida verdadeira. O que adianta alguem ganhar o mundo inteiro mas perder a vida verdadeira e ser destruído? Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha desta pessoa,quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos anjos. " -
Lucas 14:26-27 "Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama a seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar." -
 João 12:42-43  “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”

8- Não sinto nada.
Desculpas para não aceitar Jesus?

( Lucas 12.19-20) : “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Alguém ficaria com tudo o que ele ganhou na terra. E na eternidade o que esse homem ganharia?
(Mateus 16.26) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”   A Bíblia nos diz que para ser salvo precisamos nos arrepender e aceitar Jesus como Senhor da nossa vida. Em nenhum momento a Bíblia fala que sentiremos algo, um arrepio, um calafrio ou calor. A salvação só existe com a fé (acreditar naquilo que não se pode ver), e a verdadeira fé produz mudanças no modo de viver e pensar. Sem mudança de vida não há cristianismo.
9- Sou uma boa pessoa.
 
"Todos nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe." - Isaías 64:6
 Efésios 2:8-9 "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la." -
João 14:6 Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”
10- Eu sempre fui cristão.
 
Romanos 3:23 "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus." -
João 1:12"Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus." -
Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”,
11.Hoje não, depois…
Em Lucas 12.19-20 : ele dizia: “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Alguém ficaria com tudo o que ele ganhou na terra. E na eternidade o que esse homem ganharia?
Em Mateus 16.26 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
 Em 2 Coríntios 6.2 lemos assim: “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.”
12.Quando eu sentir no coração eu aceito...
Em Tiago 4.14 lemos: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”
Quanto aos sentimentos, a decisão para a salvação não pode ser tomada com base neles, pois eles podem mudar de acordo com as circunstâncias. A questão fundamental é crer e não sentir.
Em Marcos 16.16 lemos assim: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Em João 5.24 Jesus também se expressa assim: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”
13. Eu preciso me consertar primeiro...
Em João 8.34 lemos“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.”  
Em Isaías 43.11 lemos “Eu, eu sou o Senhor e fora de mim não há Salvador.”
 Em Efésios 2. 8.9 lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
 Em Mateus 11.28 Cristo diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Em João 6.37 também lemos: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
14. Estou me esforçando e fazendo o melhor que posso…
Em Romanos 5.5 : “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos Desculpas para não aceitar Jesus?

( Lucas 12.19-20) : “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Alguém ficaria com tudo o que ele ganhou na terra. E na eternidade o que esse homem ganharia?
(Mateus 16.26) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” da ira.”
 Em Isaias 43.11 Ele diz: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.”
Em Oséias 13.4b lemos também: “Porque não há Salvador senão eu.”
Em Hb 2.3: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram?”  :
Atos 16.30“Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” 
Atos 16.31“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
 Efésios 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
João 7.38 Jesus disse: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”  Igualmente nunca houve e nem haverá atalhos para a salvação.
João 14.6 “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
15. Ninguém pode dizer que é salvo!...
 Em Romanos 10.19 lemos: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
 Em 1 Coríntios 1.18 lemos assim: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus.”
 Em Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Em Romanos 3.3,4 lemos assim: “Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.”
16. Só Deus sabe quem é salvo!...
Em Marcos 16.16 Ele declarou: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
 Jesus afirmou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”  (o grifo é nosso)
2 Coríntios 5.17-20 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”
1 Tessalonicenses 2.13 “Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas segundo é, na verdade, como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
 Efésios 1.13 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.”  Em Romanos 8.16 lemos também: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Enfatizamos: quem está em Cristo está salvo, e cada um pode saber isto.
17. Vou seguir meu próprio caminho…
Em Gênesis 4.16 lemos: “E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.”
 Em 1 João 3.11,12 lemos assim: “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.”
 Em Judas 10.11a lemos mais sobre Caim: “Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim.”
 Em provérbios 2.12-15 lemos: “Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus, cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos.”
Provérbios 2.22 “Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
Em Salmos 119.105 lemos: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” O caminho que Deus nos oferece é o único. Foi por isso que Jesus declarou:
João 14.6 “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
18. Quando eu morrer espero ser salvo...
Em Hebreus 9.27“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,”
Romanos 8.1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
(Daniel 12.2) “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”
1 Timóteo 2.4 O desejo de Deus é que todos os homens se salvem, e venham ao pleno conhecimento da verdade.
Colossenses 1.5 “…Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.”
João 12.46“ Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” 
João 12.35  “A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”
Em Romanos 10.9 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

19. Na lei que nasci nesta vou morrer…
 João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”
1 Timóteo 2.5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Salmos 103.3“Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades.”
Mateus 15.8,9 “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”
Efésios 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ”
Marcos 7.21-23 “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, o furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.   Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” 
Atos 3. 19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,”
Tiago 1.26 “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”
20. Meu pai (mãe, filho) já se converteu...
 Em Romanos 8.32 lemos: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.”
Mateus 7.3 “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?”
Lucas 5.32 “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” 
Em 2 Coríntios 4.3,4 lemos: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
(Atos 3.19)“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
 Em Efésios 2.8,9 lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
 Josué 24.15 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Romanos 14.12 “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”
21. Pretendo ser salvo à minha maneira...
Em 1 Timóteo 1.15 : “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os perdidos”.
Lucas 5.32 “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.”  Em 2 Coríntios 4.3,4 lemos: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
Atos 3.19  “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
 Em Efésios 2.8,9 lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
 João 3.36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
 Hebreus 2.3 “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” 
 Em Gênesis 3.7 lemos: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” No versículo 21 lemos: “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.”

22. Já sou uma boa pessoa não preciso me converter...
Em Lucas 5.32 “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” 
Em 2 Coríntios 4.3,4 lemos: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
 Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
 Em Efésios 2.8,9 lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
23. Sou pecador demais…
Em 1 Timóteo 1.14-16 “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”
Lucas 23.39-43 “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
 Apocalipse 22.16,17“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”  Conheça o plano de Deus para nossa vida.
24. Creio somente em Deus e não na Bíblia...
Em Tiago 2.19  “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”
 João 11.30 “Eu e o pai somos um.”
 João 42.42-47 “Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.”
 João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”
 Em Marcos 1.15  “E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

25. A bíblia não é verdade / A bíblia é papel e no papel escreve-se o que quiser
26. Eu faço minhas orações em casa. Não preciso ir à igreja
27 Tentei uma vez, mas não consegui
28. Se Deus me criou, é ele quem decide onde me colocar após a morte
29. Todas as religiões são boas
30. Eu terei muita companhia no inferno
31. Fulano e sicrano fez isso e aquilo e agora diz que é salvo. Eu não creio assim
32. Sou melhor do que muita gente da igreja
33. Eu não entendo a bíblia
34. Eu não tenho tempo, sou uma pessoa muito ocupada
35. Ser crente é muito difícil
36. Não adianta eu dizer que vou ser crente. Não vou obedecer
37 Deus é bom e no final todo mundo vai para o céu
38. Meu coração é muito duro
39. Não preciso ser crente, eu tenho um coração bom
40. Estou em um caminho mau
41. Há muitas contradições na bíblia
42. Ainda sou muito jovem, preciso aproveitar a vida

terça-feira, 25 de abril de 2017

Idolatria na Bíblia


Idolatria na Bíblia

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3-4
"Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. Isaías 42:8
"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:4
Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar;
olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Salmos 115:4-8
Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. 1 Coríntios 10:14
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21
Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim. Então o Senhor me falou: "Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Quan­do qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria. Isto farei para reconquistar o coração da nação de Israel, que me abandonou em troca de seus ídolos. "Por isso diga à nação de Israel: Assim diz o Soberano, o Senhor: Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie a todas as práticas detestáveis! "Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim, erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu, o Senhor, eu mesmo, responderei a ele. Voltarei o meu rosto contra aque­le homem e farei dele um exem­plo e um objeto de zombaria. Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor. "E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu, o Senhor, terei enganado aque­le profeta e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, o meu povo. Ezequiel 14:1-9
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 1 Samuel 15:23
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Romanos 1:22-23
Filhinhos, guardem-se dos ídolos. 1 João 5:21
"Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia. Jonas 2:8
Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses. Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarãoos seus nomes. Salmos 16:4
Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir. Jeremias 11:12
O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. Apocalipse 9:20
"Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam
de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar. Isaías 45:20
Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra". 1 Coríntios 10:7
Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram. Isaías 2:8
" 'Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente'. Todo o povo dirá: 'Amém!' Deuteronômio 27:15

"O que a Bíblia diz sobre a oração pelos mortos?"


"O que a Bíblia diz sobre a oração pelos mortos?"


Resposta:
Orar pelos mortos não é um conceito bíblico. Nossas orações não têm nenhuma influência sobre alguém que já morreu. A realidade é que, no momento da morte, o destino eterno já está confirmado. Ou essa pessoa é salva pela fé em Cristo e está no céu experimentando descanso e alegria na presença de Deus, ou está em tormento no inferno. A história do homem rico e Lázaro, o mendigo, nos fornece uma vívida ilustração desta verdade. Jesus claramente usou essa história para ensinar que após a morte os injustos são eternamente separados de Deus, que se lembram da sua rejeição do evangelho, que estão em tormento e que sua condição não pode ser remediada (Lucas 16:19-31).

Muitas vezes, as pessoas que perderam um ente querido são incentivadas a orar por aqueles que já faleceram e por suas famílias. É claro que devemos orar por aqueles que estão sofrendo, mas pelos mortos, não. Ninguém deve acreditar que é possível orar por alguém que já morreu e efetuar algum tipo de resultado favorável. A Bíblia ensina que o estado eterno da humanidade é determinado por nossas ações durante a nossa vida na terra. "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este" (Ezequiel 18:20).

O escritor aos Hebreus nos diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27). Aqui entendemos que nenhuma mudança na condição espiritual pode ser feita após a morte - ou por si próprio ou por meio dos esforços dos outros. Se é inútil orar pelos vivos que estão a cometer "um pecado que leva à morte" (1 João 5:16), ou seja, o pecado contínuo sem buscar o perdão de Deus, como poderia a oração por aqueles que já estão mortos servir-lhes de algum benefício, já que não há nenhum plano de salvação após a morte?

A questão é que cada um de nós tem apenas uma vida, e somos responsáveis pela forma como escolhemos vivê-la. Outros podem influenciar nossas escolhas, mas no final temos que dar conta das escolhas que fazemos. Quando a vida tiver chegado ao fim, não há mais escolhas a serem feitas; não temos escolha a não ser enfrentar o julgamento. As orações de outras pessoas podem expressar seus desejos, mas não vão mudar o resultado. O tempo para orar por uma pessoa é quando ele ou ela vive e ainda há a possibilidade de seu coração, atitudes e comportamento serem alterados (Romanos 2:3-9).
É natural ter o desejo de orar em momentos de dor, sofrimento e perda de entes queridos e amigos, mas conhecemos os limites da oração válida, conforme revelados na Bíblia. A Bíblia é o único manual oficial de oração, e ensina que as orações pelos mortos são inúteis. No entanto, encontramos a prática de orar pelos mortos sendo observada em determinadas áreas da "Cristandade". A teologia católica romana, por exemplo, permite orações tanto aos mortos quanto em seu favor. Mas até mesmo as autoridades católicas admitem que não há autorização explícita para a oração em favor dos mortos nos sessenta e seis livros das Escrituras canônicas. Em vez disso, eles apelam para o Apócrifa (2 Macabeus 12:46), à tradição da igreja, ao decreto do Concílio de Trento, etc., para defender a prática.
A Bíblia ensina que aqueles que têm se rendido à vontade do Salvador (Hebreus 5:8-9) entram diretamente e imediatamente na presença do Senhor após a morte (Lucas 23:43, Filipenses 1:23, 2 Coríntios 5:6, 8). Que necessidade, então, têm eles pelas orações do povo na terra? Embora nos simpatizemos com aqueles que perderam entes queridos, devemos ter em mente que "eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2). Embora o contexto se refira à era do evangelho como um todo, o versículo é adequado para qualquer indivíduo que não esteja preparado para enfrentar o inevitável - a morte e o julgamento que se segue (Romanos 5:12, 1 Coríntios 15:26, Hebreus 9:27) . A morte é final e depois disso, nenhuma quantidade de oração vai beneficiar uma pessoa que rejeitou a salvação durante a vida.

Três Virtudes de Gideão


Três Virtudes de Gideão



Texto Bíblico: Juízes 6:11-15
Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
Introdução:
 Durante 40 anos, Israel passou a desfrutar de um período de repouso; mas, conforme o ciclo vicioso típico da sua conduta, o povo caiu no pecado.
Desta vez, Deus permitiu que os midianitas nômades afligissem os israelitas. Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada e colhida por Israel. Os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em esconderijo nas montanhas.
O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão. Um dos notáveis juízes de Israel, filho de Joás, da família de Abiezer, da tribo de Manassés.
Gideão morava em Ofra, povoado evidentemente situado a oeste do Jordão. A divisão tribal a que pertencia era a mais insignificante de Manassés, e ele era “o menor da casa de seu pai.” (vv. 11,15).
Gideão é descrito como um homem tímido e humilde, o qual Deus usou poderosamente devido às suas virtudes:
1- Gideão Varão de Valor.
O Senhor o chama de valoroso – A maneira como o Senhor se dirige a Gideão é algo glorioso: “Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso”. (v. 12). Deus estava valorizando a trabalho que Gideão estava fazendo, e reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Naquele momento de crise, ele era o mais valoroso em Israel.
O Nosso Valor.
O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem (Jo 3.16; 1Co 6.20). Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de Ele ter derramado seu sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor de ser humano, mas também a importância da salvação.
  • Fomos comprados por bom preço. (1Co 6.20; 7.23).
  • Fomos resgatados pelo sangue de Cristo. (1Pe 1.18,19).
  • O nosso corpo pertence a Deus. (At 20.28b; 1Co 6.20b).
  • O nosso corpo deve ser dedicado ao serviço e a glória do Senhor Jesus.
Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e nosso valor e diz: Você é especial! Você tem valor! Você é importante para Deus!

2- Gideão Varão de Força.
O Senhor comissiona Gideão – “Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas…” (v. 14). Mesmo diante de tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo: “… com que livrarei a Israel?…” (v. 15). Ele achava-se o menor, mas a Bíblia diz que todos aqueles que se humilharem serão exaltados. (Lc 14.11; Tg 4.10; 1Pe 5.6).
“Eu estou contigo”, disse Deus a Gideão, e prometeu dar-lhe força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Assim como Gideão, fomos chamados para servir a Deus em áreas específicas.
A Nossa Força.
Ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus por sua própria força. Sem a habilitação do Espírito Santo, nosso talento (força) natural pode levar somente até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar.  A Escritura Sagrada  diz:
A nossa força vem do Senhor. (2Co 3.5b). O apóstolo Paulo disse: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fl 4.13). Por quê?: “… quando estou fraco, então, sou forte.” (2Co 12.10c).
“… a alegria do Senhor é a vossa força”. (Ne 8.10b).
“… sois fortes…” (1Jo 2.14b).
– Os heróis da fé: “… da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos inimigo.” (Hb 11.34).
Quando os obstáculos vierem, devemos depender de Deus. Somente seu poder nos fará eficientes para Ele e nos ajudará a realizar trabalhos de valor duradouro. O poder que recebemos em nossa união com Cristo será suficiente para fazermos a sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso. Ao lutar pela fé, enfrentaremos dificuldades, pressões e provações. Quando estas chegarem, peça Cristo para fortalecê-lo.
3- Gideão Varão de Poder.
Deus revestiu Gideão de seu Espírito – “Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão…” (v. 34).
O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de.” O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacitá-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no poder do Espírito.
O Nosso Poder.
Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6.10).
  • É a promessa do Pai. (Lc 24.49).
  • Foi dado por Jesus. (Mt 10.1).
  • É presença do Espírito Santo sobre nossas vidas. (At 1.8).
  • Está no Senhor. (Ef 6.10).
Resumo: Todos quantos são de Cristo têm o poder (as virtudes) de Deus em suas vidas para avançar e prosseguir em sua jornada espiritual. E tem o direito e a ousadia em dizer: “… so

segunda-feira, 24 de abril de 2017

EIS AI A DESCRIÇÃO DESTA GERAÇÃO ATUAL


EIS AI A DESCRIÇÃO DESTA GERAÇÃO ATUAL

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

EIS AI A DESCRIÇÃO DESTA GERAÇÃO ATUAL....

Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

QUE O SENHOR JESUS CRISTO TENHA MISERICÓRDIA DESTA GERAÇÃO... SEMELHANTE AOS TEMPOS DE NOÉ...ÉPOCA DO DILÚVIO...

terça-feira, 18 de abril de 2017

A Imputação do Pecado e a Justiça Atribuída a Cristo e ao Crente


A Imputação do Pecado e a Justiça Atribuída a Cristo e ao Crente


A. O Significado de "Imputação". Imputar algo a uma pessoa significa pôr esse algo em sua conta (creditar) ou contá-la entre as coisas que lhe pertencem – ser-lhe creditado, e o que lhe é imputado passa a ser legalmente seu; é-lhe contado como sua possessão. Imputar significa contar, creditar, atribuir.
"Enquanto se faz referência ao significado de imputar, não importa quem é o que imputa, se é um homem (1 Samuel 22.15) ou Deus mesmo, como vemos em Salmo 32.2; não importa o que é imputado, se uma boa ação para recompensa (Salmo 106.30) ou uma ação má para castigo (Levítico 17.4); e, finalmente, não importa se o imputado é algo que nos pertencia pessoalmente antes da imputação, como no caso citado anteriormente do Salmo 106.30, donde se imputa a Finéias sua própria boa ação, ou algo que não nos tem pertencido previamente, como é o caso em que Paulo pede a Filemom que uma dívida que não é sua pessoalmente, lhe seja colocada em sua conta (Filemom 18) . Em todos estes casos a ação de imputar é simplesmente colocar algo em alguém… De forma que, quando Deus, no caso aqui, diz "imputar pecado" a alguém, o significado é que Deus considera o tal como pecador e em consequência, culpável e merecedor de castigo. Semelhantemente, a não imputação de pecado significa simplesmente não atribuir essa carga como base do castigo (Salmos 32.2). Da mesma forma, quando Deus diz “imputar justiça” a uma pessoa, o significado é que Deus considera judicialmente tal pessoa como justa e merecedora de todas as recompensas a que tem direito toda pessoa justa (Romanos 4.6-1 1)".
B. A Base da Jutificação.
A dupla imputação de pecado e justiça (referidos a Cristo e ao crente) forma a base da justificação .
1. Os pecados dos crentes foram imputados a Cristo – por isto Ele sofreu e morreu na cruz (1 Pedro 2.24; 2 Coríntios 5.21). Cristo foi feito legalmente responsável pelos pecados do crente, e sofreu o justo castigo que a este correspondia. Ao morrer no lugar do crente, Cristo satisfez as demandas da justiça e o libertou para sempre de toda possibilidade de condenação ou castigo. Quando os pecados do crente foram imputados a Cristo, o ato de imputação não fez a Cristo pecador ou contaminou Sua natureza – tampouco, de modo algum afetou Seu caráter; este ato só tornou Cristo o responsável legal de tais pecados. A imputação não troca a natureza de nada; somente afeta a posição legal da pessoa.
2. Jesus Cristo viveu uma vida perfeita – guardou completamente a lei de Deus. A justiça pessoal que Cristo obteve durante Sua vida na terra é imputada ao pecador no momento em que este crê. A justiça de Cristo é outorgada ao crente; e Deus o vê como se ele mesmo houvesse feito todo o bem que Cristo fez. A obediência de Cristo, Seus méritos, Sua justiça pessoal é imputada (atribuída) ao crente. Isto de modo algum troca a natureza do crente (como também a imputação de pecados a Cristo não muda a Sua natureza); somente muda a posição legal do crente diante de Deus.
C. O Meio da Justificação.
O meio pelo qual o pecador recebe os benefícios da obra salvadora de Cristo (Sua vida sem pecado e Seu sacrifício), é a fé nEle. Ninguém pode ser justificado senão pela fé; no entanto, ninguém é justificado sobre a sua fé. A fé, em si mesma, não salva o pecador; porém o leva a Cristo, o qual é quem, de fato, salva; portanto, a fé, conquanto seja um meio necessário para a justificação, não é em si mesma a causa ou a base da justificação. "Paulo disse que os crentes são justificados dia pisteos (Romanos 3.25), pistei (Romanos 3.28) e ek pisteos (Romanos 3.30). O dativo e a preposição dia, representam a fé como meio instrumental pelos quais Cristo e Sua justiça são imputados; a preposição ek mostra que a fé ocasiona, e logicamente precede, nossa justificação pessoal. Paulo nunca disse, e sem dúvida negaria, que os crentes são justificados dia pistin, ou seja, por causa de sua fé. Se a fé fosse a base da justificação, a fé seria, com efeito, uma obra meritória; e
a mensagem do evangelho seria, depois de tudo, meramente uma nova versão da justificação por obras, doutrina considerada por Paulo como irreconciliável com a graça, e destrutiva espiritualmente (Compare Romanos 4.4 ; 11.6; Gálatas 4.21-5.12). Paulo considera a fé, não como a causa da justificação, mas como a mão vazia, estendida, que recebe a justiça ao receber a Cristo".
D. A Distinção entre Justiça "Imputada" e Justiça "Pessoal".
Devemos ter o cuidado de não confundir a justiça imputada (a qual recebemos pela fé e que é a única base de justificação) com os atos pessoais de justiça (santidade), realizados pelos crentes como resultado da obra do Espírito Santo em seus corações. Hodge disse:
"A justiça pela qual somos justificados, não é algo feito por nós nem nada que tenhamos forjado em nós mesmos, mas algo feito por nós e a nós imputado. E a obra de Cristo, o que Ele fez e sofreu para satisfazer as demandas da lei (…) não é nada que tenhamos criado ou forjado em nós ou algo inerente em nós. Por isso dizemos que Cristo é nossa justiça; que somos justificados por Seu sangue, Sua morte, Sua obediência; somos justos nEle e somos justificados por Ele, ou em Seu nome. A justiça de Deus, revelada no Evangelho e pela qual somos constituídos justos é, portanto, a justiça perfeita de Cristo, a qual cumpre completamente todos os requisitos da lei a que os homens estão obrigados e que todos os homens têm quebrado."
A base da justificação é A OBRA DE CRISTO, e O MEIO da justificação é a FÉ EM CRISTO.

"Quais foram o significado e o propósito das tentações de Jesus?"


"Quais foram o significado e o propósito das tentações de Jesus?"

Resposta:
Após Seu batismo, Jesus foi "levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo" (Lucas 4:1-2). As três tentações de Jesus no deserto foram um esforço de seduzir e transferir a Sua fidelidade de Deus a Satanás. Vemos uma tentação semelhante em Mateus 16:21-23 onde Satanás, através de Pedro, tenta Jesus a renunciar a cruz à qual estava destinado. Lucas 4:13 nos diz que após as tentações no deserto, Satanás "o deixou até ocasião oportuna", o que aparenta indicar que Jesus foi tentado outras vezes por Satanás, embora novos incidentes não sejam registrados. O ponto importante é que, apesar de várias tentações, Ele nunca pecou.

Que Deus tinha um propósito ao permitir que Jesus fosse tentado no deserto é evidente pela declaração "foi levado pelo Espírito ao deserto". Uma finalidade é assegurar-nos de que temos um sumo sacerdote capaz de Se relacionar conosco em todas as nossas debilidades e fraquezas (Hebreus 4:15) porque Ele mesmo foi tentado em todos os pontos nos quais também somos. A natureza humana do Nosso Senhor permite que Ele compreenda as nossas próprias fraquezas por ter sido submetido à fraqueza também. "Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados" (Hebreus 2:18). A palavra grega traduzida "tentado" aqui significa "pôr à prova". Então, quando somos colocados à prova e testados pelas circunstâncias da vida, podemos ter certeza de que Jesus entende e se solidariza como alguém que sofreu as mesmas provações.

As tentações de Jesus seguem três padrões que são comuns a todos os homens. A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mateus 4:3-4), a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. O Nosso Senhor teve fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão, mas Ele respondeu citando Deuteronômio 8:3. A segunda tentação foi acerca da soberba da vida (Mateus 4:5-7), e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele (Salmo 91:11-12), mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário (Deuteronômio 6:16), afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes.

A terceira tentação foi acerca da concupiscência dos olhos (Mateus 4:8-10), e se algum atalho ao Messias fosse possível, evitar a paixão e crucifixão para as quais Ele originalmente veio seria a forma. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo (Efésios 2:2), mas estava pronto a dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade. O mero pensamento quase causa a natureza divina do Senhor a tremer, e Ele responde agressivamente: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’" (Mateus 4:10, Deuteronômio 6:13).

Caímos em muitas tentações porque a nossa carne é naturalmente fraca, mas temos um Deus que não nos deixará ser tentados além do que possamos suportar; Ele proverá uma saída (1 Coríntios 10:13). Podemos, portanto, ser vitoriosos e agradecer ao Senhor pelo livramento da tentação. A experiência de Jesus no deserto nos ajuda a enxergar essas tentações comuns que nos impedem de servir a Deus de forma eficaz.

Além disso, Jesus nos deixa o exemplo de como devemos responder às tentações em nossas próprias vidas -- com as Escrituras. As forças do mal vêm sobre nós com uma miríade de tentações, mas todas têm as mesmas três coisas em sua essência: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida (1 João 2:16). Só podemos reconhecer e combater essas tentações ao saturar os nossos corações e mentes com a verdade. A armadura de um soldado cristão na batalha espiritual inclui apenas uma arma ofensiva, a espada do Espírito, ou seja, a Palavra de Deus (Efésios 6:17). Conhecer a Bíblia intimamente vai colocar a espada em nossas mãos e nos capacitar a ter vitória sobre as tentações.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

OS MANDAMENTOS




OS MANDAMENTOS


LEIA COM ATENÇÃO

O 1º. Mandamento em Ex 20, 2-6 e Dt 5, 6-7.
O 2º. Mandamento em Ex 20,7 e Dt 5,11;
O 3º. Mandamento em Ex 20,8-11 e Dt 5,12-15;
O 4º. Mandamento em Ex 20, 12 e Dt 5,16;
O 5º. Mandamento em Ex 20, 13 e Dt 5, 17;
O 6º. Mandamento em Ex 20,14 e Dt 5,18;
O 7º. Mandamento em Ex 20,15 e Dt 5,19;
O 8º. Mandamento em Ex 20, 16 e Dt 5,20;
E o 9º. Mandamento em Ex 20,17 e Dt 5,21
Em Ex 20,17 aparece em primeiro lugar: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Só depois vem a ordem para não cobiçar também o que está dentro da casa do próximo: a mulher, o servo/serva, boi, jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. Já em Dt 5,21 o que aparece em primeiro lugar é: Não cobiçar a mulher do teu próximo, e depois não desejar a casa do teu próximo, o campo, servo/serva, boi, jumento e nem coisa alguma que lhe pertença. Assim mais tarde, principalmente com o cristianismo, aconteceu uma clara separação do nono mandamento, o qual ficou: “Não desejar a mulher do próximo” e o 10º. Mandamento: “Não cobiçar ou desejar as coisas alheias ou o que é do próximo”, que exprimem o respeito para vida em família.
O nono mandamento: “Não desejar a mulher do próximo” condena radicalmente a cobiça, que é o mal que leva muitas pessoas a querer se apoderar do que é das outras, e, hoje também somos chamados a observar com a sua ampliação em “não desejar o esposo ou o marido da próxima”. Este nono mandamento se relaciona muito com o 6º. Mandamento, que é não adulterar. Lembro que em Mt 5,27-28, Jesus alarga o sentido do 6º. Mandamento quando diz: “Ouviste o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. Jesus faz uma relação com o 9º. Mandamento.
Os 3 primeiros mandamentos referem-se ao modo como os seres humanos devem ser relacionar com Deus e os demais ao modo como os seres humanos precisam relacionar-se entre si. Mas todo o conjunto dos mandamentos apresenta uma relação entre si, pois quando um deles não é cumprido, desmonta ou abala a relação que existe entre eles.

OS TRÊS INIMIGOS DA ALMA


OS TRÊS INIMIGOS DA ALMA

O MUNDO, A CARNE E O DIAB
Uma das grandes falhas do povo de Deus, é pensar que uma vez salvos estão livres dos perigos e dos inimigos da alma. Nos conta uma ilustração que “Visitando uma fábrica de bússolas, um estudante curioso notou grande numero de aparelhos novos e polidos. Alguns tinham as agulhas apontadas para a direção norte e, mudando-se a posição da bússola, a pequena agulha voltava-se sempre para a mesma direção. Outros tinham as agulhas todas paradas, não se mexiam: bússolas inúteis. Qual a explicação? O fato é que as primeiras estavam imantadas e as outras não. Da mesma forma, quando o amor de Cristo é comunicado a nós e ficamos cheios do seu poder, nossa vida aponta sempre para o rumo de Deus”. Precisamos, saber para que lado a nossa bússola está apontando, pois a Bíblia nos alerta para três inimigos poderosos que temos, são eles: O mundo, a carne e o diabo. Se não atentarmos para a bússola que é Cristo e a sua Palavra caminharemos para o lado errado da estrada, a qual conduz ao inferno. Aqueles que buscam caminhar nos caminhos do Senhor são conduzidos por Cristo que é a nossa bússola, até a glória eterna. Passemos a analisar as características dos nossos inimigos:
I. O MUNDO
Quando falamos em mundo, ou vida mundana, alguns chegam até a discordar dessa realidade, mas precisamos saber que quando o homem pecou, toda a criação foi corrompida pelo pecado da humanidade, o apostolo Paulo nos diz em Rm 8.20-22: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que, também, a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto, até agora”. Vivemos em um mundo de pecado em que a vaidade impera nos corações, onde as pessoas estão mais preocupadas com estética do que a sua vida com o Deus criador. Hoje o jovem não namora mais, o namoro foi substituído por apenas ficar, e nesse ficar tudo é liberado, até mesmo o sexo fora do casamento. É justamente ai que o crente precisa ter cuidado, pois o que parece ser normal ao mundo, aos olhos de Deus é pecado.
A influência do mundo é tão grande, que se as pessoas não acompanharem o ritmo ficaram desatualizadas da vida e do convívio com a sociedade. Qual a postura do crente em meio a tantas turbulências? A Palavra de Deus nos diz: “Vós sois a luz do mundo... Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”, Mt 5. 14, 16. Como crentes, precisamos fazer a diferença neste mundo pecaminoso. É inadmissível uma pessoa dizer que é crente, e viver na pratica do pecado. Precisamos entender que Deus nos salvou em Cristo para vivermos em conformidade com a sua Palavra, nos diz a Palavra: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A palavra conformar, significa concordar e é justamente neste ponto que muitos de nós pecamos, pois quando concordamos com as práticas mundanas, pecamos contra o Senhor nosso Deus, pois a palavra nos diz: “Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus, Tg 4.4. Diante de tudo isso temos um grande desafio, se escolhemos viver em conformidade com o mundo, somos inimigos de Deus, pois a amizade do mundo é inimizade contra Deus. O que vai ser? O que você escolhe? Vamos voltar a condição de inimigos de Deus? Uma vez que já fomos reconciliados com Deus, vamos voltar a ser inimigos novamente? Estamos com saudades da nossa velha natureza? Do velho homem? Paulo nos diz em Rm 5.10: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus, pela morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Talvez você esteja pensando neste momento: “Eu nunca fui inimigo de Deus”, mas é o que a Palavra nos diz. Aqueles que são amigos do mundo, são inimigos de Deus. Se você continua amar esse mundo, ouça o que a Bíblia diz a respeito desse fato: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1 Jo 2.15. Talvez você esteja se perguntando nesse momento: Por que se amamos o mundo o amor do Pai não está em nós? Deixe que a Bíblia responde a essa pergunta: Porque, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo, v. 16. A Bíblia ainda responde que somos de Deus e que “todo o mundo está no maligno”, 1 João 5.19. Se de fato somos de Deus, não temos que andar em conformidade com o mundo, pois este pertence ao maligno, e este se opõe contra nós, sendo ele um dos grandes inimigos da igreja. Que possamos entender de uma vez por todas que vivemos nesse mundo, mas não pertencemos a ele, essa verdade foi dita pelo próprio Senhor Jesus: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece”.
II. A CARNE
Vimos antes que o mundo é um dos inimigos dos crentes, pelo fato dele pertencer ao maligno, sendo assim um dos maiores problemas do mundo são as tentações, as quais levam aos pecados carnais. A carne é o segundo inimigo dos crentes. Jesus alerta aos seus servos para uma vida de vigilância, pois se não vigiarmos, logo iremos ceder aos prazeres carnais, disse o Senhor Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”, Mc 14.38. Precisamos entender que as tentações são armadilhas que Satanás tem colocado nos caminhos dos servos de Deus, e o grande problema é que muitos tem caído nessas armadilhas e sabem porque? Há seis fatores que tem levado muitos a cair nas armadilhas de Satanás, são eles:

• Não tem uma vida de oração;
• Não medita na Palavra de Deus;
• Não tem comunhão com Deus nem com os irmãos;
• Não tem vida de testemunho;
• Anda como se não pertencesse a igreja de Deus;
• Pouco vem a casa de Deus.

Paulo nos diz em Ef 6.10-20 que devemos estar vestidos com todas a armadura de Deus “para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes”, v. 13. Sabem o porque de tantas provações e tantas quedas? Talvez os parafusos da nossa armadura estão frouxos ou já não existem mais, fazendo com que nossa armadura se torne frágil, dando assim lugar para o nosso inimigo entrar e fazer atrocidades, levando-nos a pecar com prazeres carnais. Que ver um exemplo disso? Qual é a sua fraqueza?

• Bebidas;
• Mulheres;
• Jogos;
• Vaidade...

É justamente nesse ponto que satanás vai penetrar em nossa vida quando a nossa armadura não está bem ajustada. Você acha que pode resistir aos prazeres carnais? Seu grau de espiritualidade é alto? Quero lhe dizer que a sua resistência e o se alto grau de espiritualidade nada é, se você não tem uma vida ao lado do Senhor; se a sua armadura está com falhas. Talvez você se ache um super-crente, mas se você não tiver intimidade com Deus, você será uma presa fácil pra Satanás.
Precisamos entender que “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”, Jo 3.6. Você é nascido da carne ou do Espírito, se do Espírito, trate de andar em Espírito. Paulo diz em Rm 8. 5-7: “Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas, os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. Isso nos leva a pensar na nossa situação diante de Deus, pois Paulo nos diz que:

1. Quem é da carne, pratica as coisas da carne;
2. Quem anda segundo o Espírito, pratica as coisas do Espírito;
3. Quem é inclinado a carne está sujeito a morte eterna;
4. Quem é inclinado ao Espírito, herdará a vida eterna e a paz com Deus
5. Quem é inclinado a carne é inimigo de Deus.
6. “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”, V. 8.

Estamos agradando a Deus com as nossas praticas? Deus está alegre com o nosso testemunho? A nossa vida evidencia amizade com Deus e inimizade com a carne? Precisamos nos lembrar que a carne é um inimigo poderoso daqueles que querem andar em conformidade com a Palavra do senhor. Que possamos afirmar como o apostolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”, Gl 2.20. Se não vivemos para nós mesmos. Significa que Cristo vive em nós, porém se achamos que devemos andar em conformidade com a carne, Cristo não habita em nós.
III. O DIABO
A Bíblia diz que devemos ser sóbrios e vigiar “porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”, 1 Pedro 5.8. Tem gente que acha que só o fato de apenas ser crente o livra das garras do diabo. Podemos ver nas palavras de Pedro que ele é o nosso adversário e que ele anda em nosso derredor como um leão feroz e faminto, buscando nos devorar. Precisamos entender, irmão que nesse momento acontece uma guerra no mundo espiritual, nós não podemos ver, mas a Bíblia nos revela esse fato e se não tivermos uma vida de fidelidade para com o nosso Deus, iremos ser devorados. O diabo tenta envergonhar o Senhor Deus e a arma que ele tem, somos nós. Uma vez convertidos, e praticamos pecado, logo estamos envergonhando o evangelho e escandalizando a Palavra de Deus, mas Jesus exorta o seu povo dizendo: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”, Mt. 18.7. O diabo, o nosso inimigo, faz com que muitos escandalizem a igreja do Senhor, porém Jesus disse: “Ai daquele homem por quem vem o escândalo”.
Sabem por que muitos não são edificados na igreja? Sabem por que muitos ouvem a Palavra pregada, porém não se convertem ao Senhor? Jesus disse que “A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo”, Lc 8.11, 12. Se não estivermos atentos a Palavra de Deus, o inimigo verá uma brecha em nossa armadura e penetrará em nossa vida espiritual e quando percebemos estamos tão envolvidos nas praticas do mundo e da carne, e ficaremos desmotivados nos caminhos do Senhor. Será que isso já não aconteceu com muitos aqui? Se você sente que está nesta situação, aconselho que volte imediatamente para os caminho do Senhor, pois do contrário Satanás tragará a sua vida.
Em Ef 4.27 nos aconselha a não dar lugar ao diabo, em Tg 4.7, nos é aconselhado a sujeitai-nos, a Deus e resisti ao diabo, e ele fugirá de nós. Resistir ao diabo não é desafia-lo, pois Cristo já fez isso e venceu o desafio. Resistir ao diabo é ter o Senhor Jesus em nosso coração, ser fiel a Ele, servi-lo com sinceridade e o diabo fugirá de nós. Muitos entendem que resistir o diabo é desafia-lo, porém se esquecem da atrocidade que Satanás fez na vida de Jó, é claro que com a permissão divina. Não tente vencer o diabo com as suas próprias forças, mas pelo poder do Sangue de Cristo, sem essa verdade em mente, você será uma alvo fácil.
Como podemos entender que estamos fazendo a vontade de Deus? A resposta é: Andando em conformidade com os seus mandamentos, pois “o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele”, 2 Jo 1.6. Do contrário conforme 1 João 3.8, 9: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Precisamos conhecer esses três inimigos se queremos ter uma comunhão plena com o Senhor Deus. A vida do crente deve ser de vigilância, pois se ele cochilar espiritualmente ele dará lugar o mundo, a carne e ao diabo. Precisamos irmãos deixar de ser meninos na fé e amadurecermos as nossas mentes de modo que a nossa vida glorifique Ao Nosso Deus. Que Deus possa abençoar as nossas vidas. Amém.